domingo, 10 de abril de 2011

Diagnóstico de Maturidade ITIL v3

No seu entender, que aspectos devem ser avaliados num diagnóstico de maturidade ITIL v3 ? As dimensões abordadas no PMF (Visão e Orientação, Processo, Pessoas, Tecnologia e Cultura) são adequadas ?

16 comentários:

  1. O diagnóstico de maturidade permite definir uma estratégia para melhoria de cada um dos 34 processos definidos no framework.

    O PMF irá identificar o estágio atual das práticas de Gestão de Serviços de Sistemas e Tecnologia da Informação, avaliando a maturidade dos processos e possibilitando a definição do papel que a plataforma ITIL irá desempenhar na organização. Assim mostrando o norte para avaliação da maturidade do ITIL v3.

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  2. Na minha opnião estas dimensões são adequadas, porém uma dimensão que pode ser levada em conta, diz respeito a objetivos e metas da TI em relação a realização de estratégias negociais da organização.

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  3. O diagnóstico da maturidade serve para avaliarmos o tamanho do esforço necessário para cumprirmos as metas de padronização e utilização de processos de TI. As dimensões abordadas pelo PMF são totalmente adequeadas a busca pela maturidade da organização.

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  4. Elizabeth, sua observação é pertinente, entretanto, acho que a dimensão Visão e Orientação cobre esse aspecto.

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  5. Pessoal, boa noite.
    Um modelo de maturidade, pelo que eu entendi, deve indicar a potencialidade dos processos de TI, demonstrando métricas onde estes podem ser classificados e, como o Eduardo bem colocou, evidenciando também os esforços que a organização deve ter para utilizar esses processos, de forma padronizada, eficiente e focando em objetivos e metas de TI.
    Já quanto ao PMF (Process Maturity Framework), é um framework de maturidade de processos e parte do próprio Itil. Considerando o que foi falado sobre ele na nossa aula desta última segunda e analisando as suas cinco dimensões, entendo que a dimensão visão e orientação se preocupa com a ligação da TI com a estratégia; a dimensão Processo trata de outro ponto bastante estudado em nossas aulas e pode ser usada fortemente para avaliar a maturidade, pessoas, tecnologia e cultura também completam esse ciclo de vida, o que me faz concluir que essas dimensões são sim adequadas para o diagnóstico de maturidade do Itil v3.

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  6. Bom dia colegas,
    Um modelo de maturidade para o ITIL v3 deve permitir avaliar o ITIL em organizações e ao mesmo tempo prover um road map para a implementação do próprio ITIL. Este modelo precisa ser muito bem detalhado e para cada fator avaliado (sub-práticas, práticas e metas, etc) pelo modelo, ele será validado nos livros do ITIL.

    Qaunto ao PMF, no meu ponto de vista, as dimensões estão adequadas.

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  7. Avaliações de maturidade devem medir o grau em que a organização utiliza as pessoas, processos, ferramentas e produtos, e gestão. As avaliações mostram como a organização se compara a outras organizações. A avaliação mostra oportunidades de melhoria, identifica as normas exigidas, os processos e procedimentos e facilitar a melhoria contínua. Em relação ao PMF acho suas dimensões adequadas, pois ele pode ser usado para medir ou aferir um processo em particular dentro de uma organização, ou a prestação de serviços de um terceiro. Pelo que andei pesquisando sobre o PMF, ele é útil para examinar todo o Contínuo Service Improvement Program (CSIP) e todos os processos implementados, ou de um processo individual.

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  8. O modelo ITIL v3 serve como um guia para facilitar e priorizar os investimentos realizados em TI. Além de organizar as demandas, itil propõe um de ciclo de vida com um melhoramento contínuo.
    O PMF pode ser usado tanto para avaliação de processos quanto para serviços individuais, portanto se apresenta flexível e adequado para as organizações.

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  9. Concordo com o que o Thálisson e Dani disseram, pois o PMF é realmente útil e se adequa bem as organizações. Inclusive o PMF passa por 5 características da vida adulta que são importantes de salientar:

    Original (Nível I)
    O processo foi estabelecido ainda que há pouca ou nenhuma ação de gerenciamento de processos, e é atribuído nenhum significado, ativos ou talvez o foco da organização.

    Repetitivo (Nível Dois) O processo foi criado e é atribuída pouca importância activo, ou talvez o foco na operação.

    Especificado (Nível III) O processo foi elaborado e está documentado no entanto, não há acordo formal, aprovação ou talvez o reconhecimento de seu papel na operação de TI como um todo.

    Dirigido (Nível Quatro) O processo foi agora totalmente estabelecida e aprovada por todo o caminho através da TI. É o serviço concentrado e tem metas e objectivos que se baseiam em metas e objetivos de negócios.

    Aperfeiçoamento (Nível V) O processo foi agora totalmente estabelecida e tem metas e objetivos estratégicos alinhados com o negócio estratégica total e objetivos de TI.

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  10. Complementado o comentário do Alcyon, O PMF constitui a base da medição dos níveis de maturidade do processo. É um processo de modelo de maturidade que ajuda na definição e compreensão dos processos atuais da organização e ajuda a definir metas de melhoria. É importante compreender que a maturidade do processo tem a amplitude (como é amplamente aplicada na organização) e profundidade (como é a conclusão do processo), e assim cada nível é avaliado nas cinco dimensões.

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  11. Sem querer parecer repetitivo, a vantagem da utilização do PMF refere-se justamente às suas dimensões e aos seus níveis. As dimensões tratam dos temas que serão abordados na análise (visão e orientação, processo, pessoas, tecnologia e cultura), enquanto que os níveis definem o status de maturidade do processo a ser analisado (inicial, repetitivo, especificado, dirigido e aperfeiçoamento). O cruzamento dessas informações gera os aspectos que devem ser avaliados em um diagnóstico de maturidade.

    Além disso, cabe ressaltar que algo interessante no "Process Maturity Framework" (PMF) refere-se a sua ligação com o Sistema de Gerenciamento da Qualidade. Alguns de seus representantes como Deming, a partir da criação do PDCA (Plan - Do - Check - Action), Juran com a vinculação da qualidade à Estratégia Empresarial, e Crosby que criou o conceito de Zero-defeito, demonstraram o quanto é importante sua utilização. Isso demonstra que o PMF se importa com uma das principais vertentes de uma análise de maturidade: a qualidade. A partir da qualidade nas informações e no processo será possível ter uma avaliação razoável do nível de maturidade.

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  12. Boa noite pessoal.
    Muito bom o debate, mas vou contribuir um pouco com questões chaves para melhoria dos processos do ITIL, que levam para o aumento da maturidade:

    - Foco em metas e melhoria de processos como um meio para viabilizar o negócio de forma eficaz e eficiente.
    - Os esforços de melhoria dos processos devem estar vinculado a habilitação e/ou proteção dos objetivos da organização e das unidades de negócios.
    - Avaliar o statement atual e desenvolver um road map com base em objetivos claramente definidos, com foco na prestação de serviços otimizados para o negócio.
    - Garantir que haja governança sustentada, supervisionando a melhoria dos processos para mantê-los alinhados com as necessidades da organização.
    - Gerenciar as mudanças organizacionais para reforçar e sustentar a adoção dos novos processos do ITIL.

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  13. Não conheço em detalhes o PMF, mas achei bastante interessante a abordagem por dimensões.
    Acontece que a maioria dos modelos de maturidade tem foco apenas na dimensão Processo, não lidando com outros aspectos que têm uma influencia enorme na Gestão.
    Assim, é preciso ter uma visão mais abrangente da Gestão que vá além do velho PDCA de guerra ou do "medir para gerenciar". Por isso, é muito interessante a adição de outras dimensões além do Processo, como Visão e Orientação, Cultura, Pessoas e Tecnologia.

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  14. Suponho que ao fazer isso, o PMF avalie questões acerca de alinhamento com a estratégia, mudança organizacional, desenvolvimento de competências, uso da tecnologia aplicada aos processos de gestão, etc.
    Fazendo isso, creio que o modelo de maturidade tem uma visão mais holística das atividades de Gestão e, portanto, mais adequada.
    Talvez falte uma dimensão relativa a Governança das atividades de Gestáo de Serviços de TI. Em muitos processos do ITIL, decisões são tomadas sem ter mecanismos definidos e adequados de governança.

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