No seu entender, que aspectos devem ser avaliados num diagnóstico de maturidade ITIL v3 ? As dimensões abordadas no PMF (Visão e Orientação, Processo, Pessoas, Tecnologia e Cultura) são adequadas ?
O diagnóstico de maturidade permite definir uma estratégia para melhoria de cada um dos 34 processos definidos no framework.
O PMF irá identificar o estágio atual das práticas de Gestão de Serviços de Sistemas e Tecnologia da Informação, avaliando a maturidade dos processos e possibilitando a definição do papel que a plataforma ITIL irá desempenhar na organização. Assim mostrando o norte para avaliação da maturidade do ITIL v3.
Na minha opnião estas dimensões são adequadas, porém uma dimensão que pode ser levada em conta, diz respeito a objetivos e metas da TI em relação a realização de estratégias negociais da organização.
O diagnóstico da maturidade serve para avaliarmos o tamanho do esforço necessário para cumprirmos as metas de padronização e utilização de processos de TI. As dimensões abordadas pelo PMF são totalmente adequeadas a busca pela maturidade da organização.
Pessoal, boa noite. Um modelo de maturidade, pelo que eu entendi, deve indicar a potencialidade dos processos de TI, demonstrando métricas onde estes podem ser classificados e, como o Eduardo bem colocou, evidenciando também os esforços que a organização deve ter para utilizar esses processos, de forma padronizada, eficiente e focando em objetivos e metas de TI. Já quanto ao PMF (Process Maturity Framework), é um framework de maturidade de processos e parte do próprio Itil. Considerando o que foi falado sobre ele na nossa aula desta última segunda e analisando as suas cinco dimensões, entendo que a dimensão visão e orientação se preocupa com a ligação da TI com a estratégia; a dimensão Processo trata de outro ponto bastante estudado em nossas aulas e pode ser usada fortemente para avaliar a maturidade, pessoas, tecnologia e cultura também completam esse ciclo de vida, o que me faz concluir que essas dimensões são sim adequadas para o diagnóstico de maturidade do Itil v3.
Bom dia colegas, Um modelo de maturidade para o ITIL v3 deve permitir avaliar o ITIL em organizações e ao mesmo tempo prover um road map para a implementação do próprio ITIL. Este modelo precisa ser muito bem detalhado e para cada fator avaliado (sub-práticas, práticas e metas, etc) pelo modelo, ele será validado nos livros do ITIL.
Qaunto ao PMF, no meu ponto de vista, as dimensões estão adequadas.
Avaliações de maturidade devem medir o grau em que a organização utiliza as pessoas, processos, ferramentas e produtos, e gestão. As avaliações mostram como a organização se compara a outras organizações. A avaliação mostra oportunidades de melhoria, identifica as normas exigidas, os processos e procedimentos e facilitar a melhoria contínua. Em relação ao PMF acho suas dimensões adequadas, pois ele pode ser usado para medir ou aferir um processo em particular dentro de uma organização, ou a prestação de serviços de um terceiro. Pelo que andei pesquisando sobre o PMF, ele é útil para examinar todo o Contínuo Service Improvement Program (CSIP) e todos os processos implementados, ou de um processo individual.
O modelo ITIL v3 serve como um guia para facilitar e priorizar os investimentos realizados em TI. Além de organizar as demandas, itil propõe um de ciclo de vida com um melhoramento contínuo. O PMF pode ser usado tanto para avaliação de processos quanto para serviços individuais, portanto se apresenta flexível e adequado para as organizações.
Concordo com o que o Thálisson e Dani disseram, pois o PMF é realmente útil e se adequa bem as organizações. Inclusive o PMF passa por 5 características da vida adulta que são importantes de salientar:
Original (Nível I) O processo foi estabelecido ainda que há pouca ou nenhuma ação de gerenciamento de processos, e é atribuído nenhum significado, ativos ou talvez o foco da organização.
Repetitivo (Nível Dois) O processo foi criado e é atribuída pouca importância activo, ou talvez o foco na operação.
Especificado (Nível III) O processo foi elaborado e está documentado no entanto, não há acordo formal, aprovação ou talvez o reconhecimento de seu papel na operação de TI como um todo.
Dirigido (Nível Quatro) O processo foi agora totalmente estabelecida e aprovada por todo o caminho através da TI. É o serviço concentrado e tem metas e objectivos que se baseiam em metas e objetivos de negócios.
Aperfeiçoamento (Nível V) O processo foi agora totalmente estabelecida e tem metas e objetivos estratégicos alinhados com o negócio estratégica total e objetivos de TI.
Complementado o comentário do Alcyon, O PMF constitui a base da medição dos níveis de maturidade do processo. É um processo de modelo de maturidade que ajuda na definição e compreensão dos processos atuais da organização e ajuda a definir metas de melhoria. É importante compreender que a maturidade do processo tem a amplitude (como é amplamente aplicada na organização) e profundidade (como é a conclusão do processo), e assim cada nível é avaliado nas cinco dimensões.
Sem querer parecer repetitivo, a vantagem da utilização do PMF refere-se justamente às suas dimensões e aos seus níveis. As dimensões tratam dos temas que serão abordados na análise (visão e orientação, processo, pessoas, tecnologia e cultura), enquanto que os níveis definem o status de maturidade do processo a ser analisado (inicial, repetitivo, especificado, dirigido e aperfeiçoamento). O cruzamento dessas informações gera os aspectos que devem ser avaliados em um diagnóstico de maturidade.
Além disso, cabe ressaltar que algo interessante no "Process Maturity Framework" (PMF) refere-se a sua ligação com o Sistema de Gerenciamento da Qualidade. Alguns de seus representantes como Deming, a partir da criação do PDCA (Plan - Do - Check - Action), Juran com a vinculação da qualidade à Estratégia Empresarial, e Crosby que criou o conceito de Zero-defeito, demonstraram o quanto é importante sua utilização. Isso demonstra que o PMF se importa com uma das principais vertentes de uma análise de maturidade: a qualidade. A partir da qualidade nas informações e no processo será possível ter uma avaliação razoável do nível de maturidade.
Boa noite pessoal. Muito bom o debate, mas vou contribuir um pouco com questões chaves para melhoria dos processos do ITIL, que levam para o aumento da maturidade:
- Foco em metas e melhoria de processos como um meio para viabilizar o negócio de forma eficaz e eficiente. - Os esforços de melhoria dos processos devem estar vinculado a habilitação e/ou proteção dos objetivos da organização e das unidades de negócios. - Avaliar o statement atual e desenvolver um road map com base em objetivos claramente definidos, com foco na prestação de serviços otimizados para o negócio. - Garantir que haja governança sustentada, supervisionando a melhoria dos processos para mantê-los alinhados com as necessidades da organização. - Gerenciar as mudanças organizacionais para reforçar e sustentar a adoção dos novos processos do ITIL.
Não conheço em detalhes o PMF, mas achei bastante interessante a abordagem por dimensões. Acontece que a maioria dos modelos de maturidade tem foco apenas na dimensão Processo, não lidando com outros aspectos que têm uma influencia enorme na Gestão. Assim, é preciso ter uma visão mais abrangente da Gestão que vá além do velho PDCA de guerra ou do "medir para gerenciar". Por isso, é muito interessante a adição de outras dimensões além do Processo, como Visão e Orientação, Cultura, Pessoas e Tecnologia.
Suponho que ao fazer isso, o PMF avalie questões acerca de alinhamento com a estratégia, mudança organizacional, desenvolvimento de competências, uso da tecnologia aplicada aos processos de gestão, etc. Fazendo isso, creio que o modelo de maturidade tem uma visão mais holística das atividades de Gestão e, portanto, mais adequada. Talvez falte uma dimensão relativa a Governança das atividades de Gestáo de Serviços de TI. Em muitos processos do ITIL, decisões são tomadas sem ter mecanismos definidos e adequados de governança.
O diagnóstico de maturidade permite definir uma estratégia para melhoria de cada um dos 34 processos definidos no framework.
ResponderExcluirO PMF irá identificar o estágio atual das práticas de Gestão de Serviços de Sistemas e Tecnologia da Informação, avaliando a maturidade dos processos e possibilitando a definição do papel que a plataforma ITIL irá desempenhar na organização. Assim mostrando o norte para avaliação da maturidade do ITIL v3.
Na minha opnião estas dimensões são adequadas, porém uma dimensão que pode ser levada em conta, diz respeito a objetivos e metas da TI em relação a realização de estratégias negociais da organização.
ResponderExcluirO diagnóstico da maturidade serve para avaliarmos o tamanho do esforço necessário para cumprirmos as metas de padronização e utilização de processos de TI. As dimensões abordadas pelo PMF são totalmente adequeadas a busca pela maturidade da organização.
ResponderExcluirElizabeth, sua observação é pertinente, entretanto, acho que a dimensão Visão e Orientação cobre esse aspecto.
ResponderExcluirPessoal, boa noite.
ResponderExcluirUm modelo de maturidade, pelo que eu entendi, deve indicar a potencialidade dos processos de TI, demonstrando métricas onde estes podem ser classificados e, como o Eduardo bem colocou, evidenciando também os esforços que a organização deve ter para utilizar esses processos, de forma padronizada, eficiente e focando em objetivos e metas de TI.
Já quanto ao PMF (Process Maturity Framework), é um framework de maturidade de processos e parte do próprio Itil. Considerando o que foi falado sobre ele na nossa aula desta última segunda e analisando as suas cinco dimensões, entendo que a dimensão visão e orientação se preocupa com a ligação da TI com a estratégia; a dimensão Processo trata de outro ponto bastante estudado em nossas aulas e pode ser usada fortemente para avaliar a maturidade, pessoas, tecnologia e cultura também completam esse ciclo de vida, o que me faz concluir que essas dimensões são sim adequadas para o diagnóstico de maturidade do Itil v3.
Bom dia colegas,
ResponderExcluirUm modelo de maturidade para o ITIL v3 deve permitir avaliar o ITIL em organizações e ao mesmo tempo prover um road map para a implementação do próprio ITIL. Este modelo precisa ser muito bem detalhado e para cada fator avaliado (sub-práticas, práticas e metas, etc) pelo modelo, ele será validado nos livros do ITIL.
Qaunto ao PMF, no meu ponto de vista, as dimensões estão adequadas.
Avaliações de maturidade devem medir o grau em que a organização utiliza as pessoas, processos, ferramentas e produtos, e gestão. As avaliações mostram como a organização se compara a outras organizações. A avaliação mostra oportunidades de melhoria, identifica as normas exigidas, os processos e procedimentos e facilitar a melhoria contínua. Em relação ao PMF acho suas dimensões adequadas, pois ele pode ser usado para medir ou aferir um processo em particular dentro de uma organização, ou a prestação de serviços de um terceiro. Pelo que andei pesquisando sobre o PMF, ele é útil para examinar todo o Contínuo Service Improvement Program (CSIP) e todos os processos implementados, ou de um processo individual.
ResponderExcluirO modelo ITIL v3 serve como um guia para facilitar e priorizar os investimentos realizados em TI. Além de organizar as demandas, itil propõe um de ciclo de vida com um melhoramento contínuo.
ResponderExcluirO PMF pode ser usado tanto para avaliação de processos quanto para serviços individuais, portanto se apresenta flexível e adequado para as organizações.
Concordo com o que o Thálisson e Dani disseram, pois o PMF é realmente útil e se adequa bem as organizações. Inclusive o PMF passa por 5 características da vida adulta que são importantes de salientar:
ResponderExcluirOriginal (Nível I)
O processo foi estabelecido ainda que há pouca ou nenhuma ação de gerenciamento de processos, e é atribuído nenhum significado, ativos ou talvez o foco da organização.
Repetitivo (Nível Dois) O processo foi criado e é atribuída pouca importância activo, ou talvez o foco na operação.
Especificado (Nível III) O processo foi elaborado e está documentado no entanto, não há acordo formal, aprovação ou talvez o reconhecimento de seu papel na operação de TI como um todo.
Dirigido (Nível Quatro) O processo foi agora totalmente estabelecida e aprovada por todo o caminho através da TI. É o serviço concentrado e tem metas e objectivos que se baseiam em metas e objetivos de negócios.
Aperfeiçoamento (Nível V) O processo foi agora totalmente estabelecida e tem metas e objetivos estratégicos alinhados com o negócio estratégica total e objetivos de TI.
Complementado o comentário do Alcyon, O PMF constitui a base da medição dos níveis de maturidade do processo. É um processo de modelo de maturidade que ajuda na definição e compreensão dos processos atuais da organização e ajuda a definir metas de melhoria. É importante compreender que a maturidade do processo tem a amplitude (como é amplamente aplicada na organização) e profundidade (como é a conclusão do processo), e assim cada nível é avaliado nas cinco dimensões.
ResponderExcluirMuito obrigado Thálisson!! :-)
ResponderExcluirSem querer parecer repetitivo, a vantagem da utilização do PMF refere-se justamente às suas dimensões e aos seus níveis. As dimensões tratam dos temas que serão abordados na análise (visão e orientação, processo, pessoas, tecnologia e cultura), enquanto que os níveis definem o status de maturidade do processo a ser analisado (inicial, repetitivo, especificado, dirigido e aperfeiçoamento). O cruzamento dessas informações gera os aspectos que devem ser avaliados em um diagnóstico de maturidade.
ResponderExcluirAlém disso, cabe ressaltar que algo interessante no "Process Maturity Framework" (PMF) refere-se a sua ligação com o Sistema de Gerenciamento da Qualidade. Alguns de seus representantes como Deming, a partir da criação do PDCA (Plan - Do - Check - Action), Juran com a vinculação da qualidade à Estratégia Empresarial, e Crosby que criou o conceito de Zero-defeito, demonstraram o quanto é importante sua utilização. Isso demonstra que o PMF se importa com uma das principais vertentes de uma análise de maturidade: a qualidade. A partir da qualidade nas informações e no processo será possível ter uma avaliação razoável do nível de maturidade.
teste
ResponderExcluirBoa noite pessoal.
ResponderExcluirMuito bom o debate, mas vou contribuir um pouco com questões chaves para melhoria dos processos do ITIL, que levam para o aumento da maturidade:
- Foco em metas e melhoria de processos como um meio para viabilizar o negócio de forma eficaz e eficiente.
- Os esforços de melhoria dos processos devem estar vinculado a habilitação e/ou proteção dos objetivos da organização e das unidades de negócios.
- Avaliar o statement atual e desenvolver um road map com base em objetivos claramente definidos, com foco na prestação de serviços otimizados para o negócio.
- Garantir que haja governança sustentada, supervisionando a melhoria dos processos para mantê-los alinhados com as necessidades da organização.
- Gerenciar as mudanças organizacionais para reforçar e sustentar a adoção dos novos processos do ITIL.
Não conheço em detalhes o PMF, mas achei bastante interessante a abordagem por dimensões.
ResponderExcluirAcontece que a maioria dos modelos de maturidade tem foco apenas na dimensão Processo, não lidando com outros aspectos que têm uma influencia enorme na Gestão.
Assim, é preciso ter uma visão mais abrangente da Gestão que vá além do velho PDCA de guerra ou do "medir para gerenciar". Por isso, é muito interessante a adição de outras dimensões além do Processo, como Visão e Orientação, Cultura, Pessoas e Tecnologia.
Suponho que ao fazer isso, o PMF avalie questões acerca de alinhamento com a estratégia, mudança organizacional, desenvolvimento de competências, uso da tecnologia aplicada aos processos de gestão, etc.
ResponderExcluirFazendo isso, creio que o modelo de maturidade tem uma visão mais holística das atividades de Gestão e, portanto, mais adequada.
Talvez falte uma dimensão relativa a Governança das atividades de Gestáo de Serviços de TI. Em muitos processos do ITIL, decisões são tomadas sem ter mecanismos definidos e adequados de governança.