A TI, na grande maioria das organizações é vista apenas como custo, muitas vezes devido a própria mentalidade de seus gestores que estão preocupados exclusivamente na TI pela TI, nos novos processos (cmmi, rup, xp program, etc) e nas tecnologias.
É muito complicado para a alta direção, quando os gestores da TI e seus colaboradores vendem apenas os processos e tecnologias, pois estes diretores em primeiro lugar estão preocupados, de forma correta, com os resultados da organização.
Cabe aos gestores de ti entenderem, de uma vez por todas, este novo paradigma e desta forma vislumbrar e vender os resultados que a TI pode gerar para o negócio e não seus ativos e jargões.
Podemos dizer que efetivamente a TI agrega valor ao negócio, quando a organização se torna melhor, ou seja, mais dinâmica, com custos menores, com uma maior rentabilidade, com maior compartilhamento de informações, e porque não, com uma melhor qualidade de vida para os colaboradores.
Acho que não necessariamente precisamos ter todos estes fatores, mas se a TI ajudou em um x% em um deles, já podemos considerar que a TI agregou valor ao negócio. Temos muitos exemplos, onde a TI agregou de forma consistente valor ao negócio (bancos, aeroportos, saúde, entretenimento, ensino a distancia, entre outros).
Acredito que a fora mais simples de verificar se a TI agregou valor ao negócio é tentar separar-lhes.
Como o ponto levantado refere-se à efetividade, ou seja, produzir de forma verdadeira e incontestável e não se coloca em questão a eficiência da TI, a efetividade pode ser atestada/verificada com a simples pergunta reversa: Este negócio poderia estar onde está ou ter este nível de serviço (qualidade) sem ter o apoio da TI?
Ou até uma pergunta mais simples: Posso hoje, sem o auxílio de TI, prestar o meu serviço da mesma forma?
Assim, não há uma maneira de “garantir” que o investimento em TI possa sempre retornar benefícios devido à especificidade de cada empresa, mas alguns pontos devem ser analisados nessa situação, como: utilização de processos de negócios adequados; análise da intensidade de informação e inovação tecnológica da empresa; erros de medição (uso de indicadores inadequados); especificidades de áreas dentro das empresas e algumas características das próprias empresas.
É sabido que a TI na maioria das vezes é a solução de todos os problemas de uma Organização, mais devemos ficar atentos para algumas situações, onde o bom planejamento, a escolha dos profissionais capacitados e equipamentos adequados para a necessidade atual da empresa. Para que os resultados no investimento em TI sejam colhidos em longo prazo.
Como já dizia Albert Einstein: “Os computadores são incrivelmente rápidos, precisos e burros; Os homens são incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes; Juntos seu poder ultrapassa os limites da imaginação.”
A Tecnologia da Informação longe de ser uma ciência exata, o processo de tomada de decisões é uma alquimia de bom senso, análise criteriosa, visão e intuição.
Importante, diretamente ligadas à análise de investimentos estratégicos em TI, como custo da oportunidade, produtividade, alinhamento da tecnologia com o negócio, o compromisso da alta administração e a resistência à mudança.
Na minha percepção, posso afirmar que TI agregou valor ao negócio quando após a sua aplicação obtenho o resultado desejado de forma mais efetiva (seja obtendo ganho no custo, no tempo, outros). Não basta aplicar TI por aplicar, é preciso avaliar exatamente qual é o investimento necessário (a fim de evitar excessos) para se obter o valor almejado. O artigo 'IT Infrastructure for Strategic Agility' deixa isso bem claro. Concordo, em especial, com o que foi postado pelo João, para saber qual o valor a TI está agregando ao negócio, basta fazermos a pergunta de forma inversa: sem TI o que eu estaria deixando de agregar ao meu negócio? Se a resposta for algo em torno de 'muita coisa', então a TI mostra-se essencial a esse negócio.
Prezados Colegas. Acredito que as evoluções tecnológicas vividas por nossa sociedade têm proporcionado uma melhoria na performance das organizações. O artigo "IT Insfrastructure for Strategic Agility" me possibilitou a entender como os resultados são obtidos através de investimentos em TI. Um abraço a todos.
Acho que o Sandro abordou bem a questão ao listar os diversos benefícios que a TI pode trazer ao negócio. Entretanto, gostei muito da objetividade do João Paulo ao definir a pergunta: "Posso hoje, sem o auxílio de TI, prestar o meu serviço da mesma forma?". Aproveitando o gancho, gostaria de saber de vocês o que é valor nesse contexto.
Tudo funcionava antes sem a TI, mais com advento competitividade, aumento da produtividade e qualidade do serviço prestado, a TI teve que assumir o seu lugar, desta forma sem ela teríamos que voltar a produção meramente de consumo. Onde o valor do ativo humano não deixa de ser valorizado.
Com certeza o ser humano está em primeiro lugar, mas cada vez mais o ser humano está mais dependente da T.I. e julgo que hoje, sem o auxilio de T.I., seria dificil prestar o mesmo serviço. Exemplo: automação bancaria, sistema eleição, sistema de Imposto de renda e outros.
O que buscamos como compramos um bem? No meu ponto de vista, o valor que aquele bem nos traz. Este valor pode ser um prazer, um ganho financeiro futuro, uma redução de algum custo, enfim. Quanto mais caro pagamos neste bem, mais valor acreditamos que o mesmo possui. Certamente pesamos o custo do mesmo frente ao que o mesmo irá nos proporcionar. Ai está o valor deste bem. Quando um executivo adquiri ativos de TI ele pondera o custo deste ativo frente ao que o mesmo irá trazer para a instituição. O que nós, profissionais de TI precisamos fazer é tentar demonstrar de forma profissional, através de métricas claras, o valor que a TI traz para o negócio. Apesar de toda dificuldade de justificar, o que pode parecer intangível, dentro da TI, existem ferramentas/processos poderosas como, por exemplo, BSC, o ROI (Return On Investment - Retorno sobre o investimento) e o TCO (Total Cost of Ownership - Custo total de propriedade), que podem jogar luz a importância da TI dentro de uma organização. O ROI principalmente, por estar focada na medição de valores baseada no impacto no negócio, deveria estar no sangue de todos os gestores de TI.
Quando o assunto e valor no contexto da TI, a palavra chave é integração. Todas as atividades mencionadas nos modelos de cadeia de valor de Michael Porter, só obterão o resultado desejado com a existência de uma sinergia entre a missão da organização, e o entendimento organizacional da necessidade dos procedimentos, para a geração de valor. Estes valores podem ser percebidos por meio da adição de valor aos serviços, produtos e a imagem do negócio que esta sendo realizado. As vantagens competitivas em negócios são obtidas por meio de diferenciação, em sua maioria, por aplicações corretas de planejamento, infra estrutura e modelos comerciais adequados as exigências do mercado, sem comprometer os investimentos voltados à manutenção e ao crescimento das operações focadas nas demandas que geram lucratividade.
A utilização da TI nas aplicações de negócio é efetiva quando as soluções construídas proporcionam: melhores resultados financeiros; aumento da satisfação e fidelização dos clientes; mais agilidade na realização dos negócios; e, melhores condições de concorrência no futuro. Os investimentos em TI geram valor quando o retorno obtido é superior ao investido, que pode ocorrer por exemplo com a redução de despesas em decorrência de automação de processos, pelo aumento de vendas, pela redução de custos, pelo aumento da capacidade da organização em inovar.
Valor no sentido de custo x benefício. Se com o uso de TI posso atingir melhores resultados no meu negócio, sem a qual dificilmente conseguiria, tenho aqui ganho de valor (maior eficiência; menor custo; maior agilidade de resposta a um cliente no caso da automação de algum serviço; dentre outros).
Prezados Como podemos medir o valor da TI em empresas que não visam lucro, como por exemplo o governo, ongs, etc? Como mensurar o intangível e indicar que a TI está trazendo valor para o negócio. Será que a resposta seria "Conseguimos realizar o mesmo servico sem a TI?". Tenho esta duvida, já que trabalho em uma organização que não visa lucro e muitas vezes é dificil justificar o investimento na TI, pois o lucro é social, a perda é de imagem e não financeiro, não temos o valor dss informações armazenadas.
A partir de 1987, a SUN Microsystems efetuou grandes investimentos na construção de uma rede de informações que proporcionou aos gerentes dados mais exatos sobre o estoque, capacitando-os para melhores decisões sobre logística e compras. Durante um periodo de seis anos, o giro anual dos estoques da SUN aumentou de quatro para cerca de onze vezes. Durante o mesmo periodo, o prazo decorrido entre a entrada dos pedidos e o recebimento da receita de vendas se reduziu de 275 para 135 dias.
Valor da TI está muito bem representado pelo exemplo acima, onde os investimentos em TI convertem-se em agilidade e lucros, justificando-se investimentos vultuosos.
O modelo clássico prevê o negócio como orientador das estratégias e a TI como apenas suporte para isso. Em modelos mais avançados, o negócio continua a definir suas estratégias, a TI continua como viabilizado, mas essa dinâmica ocorre de maneira mais integrada. Nesse patamar, a TI não se limita ás ambições do negócio; mas, busca posição de liderança tecnológica para alcançar posição competitiva no mercado e chega a desenvolver e disponibilizar soluções que o negócio ainda não pensou. Esse movimento gera inovação, lucro, satisfação de cliente, enfim, valor...
Na literatura, há autores que afirmam que a TI agrega valor ao negócio quando essa agregação gera diferencial competitivo. Vocês concordam com essa visão de valor da TI atrelada ao negócio ?
Uma organização só consegue mensurar o verdadeiro valor da TI, quando negócio X TI estão conectados na estratégia. O bom gerenciamento das áreas de TI, com seu pessoal capacitado para alinhar a TI à estratégia de negócio, além de total domínio sobre seus processos operacionais e do seu sistema gerencial, é requisito fundamental para alavancar a entrega de valor por parte das áreas de TI ao negócio, sejam estas internas, ou organizações prestadoras de serviço externas.
A pergunta que faço é: será que o valor da TI pode ser medido só por quantitativos e financeiro? Não existe um valor intangível para organização que nunca é levado em consideração pelos executivos? ROI é o único conceito para mensurar o valor da TI? A satisfação do usuário final, a melhoria do trabalho em equipe e da reputação e imagem não devem entrar no modelo escolhido para demonstrar o valor da TI?
Caro Alexandre, Muito bom seu comentário. A TI traz ganhos para a corporação que não se limitam às vantagens competitivas de mercado para os seus produtos e serviços. Concordo com esses autores que o principal benefício seria a vantagem competitiva no mercado, contudo, não devem ser descartados os benefícios em outros domínios.
Souza, até porque, vantagem competitiva, só existe até que o seu concorrente adquira meios de fazer igual ou melhor ao que você fazia. Depois disso, não há mais vantagem...
Sandro, enxergo as coisas bem como você as vê. Porém, do "outro lado do balcão". Sempre sou questionado em como justificar investimentos em tecnologia. Na maioria das vezes, caímos no campo dos intangíveis e não há como mensurar isso e - principalmente para o Governo - nem falar em lucro.
Exatamente. Sofro isto em cada projeto, pois o nosso lucro é social, nossa perda é de imagem, de um mal atendimento para nossos clientes. Não temos concorrencia direta e acredito que isto acontece com muitos servicos publicos então fica complicado indicar vantagem competitiva. O problema é como mensurar os outros dominios e neste caso investir 100k ou 1 milhão em segurança, por exemplo. Tem tiver esta reposta me envie :-)
Eu concordo com o alexandre, mas olha que complicado, se levarmos em consideração a vista de quem paga a conta:
Isto tudo está certo, mas no final, o que o executivo quer saber é quanto vai custar esta bricandeira para termos o intangivel:
"A satisfação do usuário final" Quanto o executivo terá que investir para o usuario final ficar satisfeito e o que é satisfação?
"A melhoria do trabalho em equipe" Melhoria também é dificil de medir e quanto terá que investir e em que, dentro da TI?
"Reputação e imagem não devem entrar no modelo escolhido para demonstrar o valor da TI?" Aqui é o pior dos mundos. Quanto vale uma imagem? Quanto devemos investir em segurança, qunado não sabemos o valor de nossas informações, quando não trabalhamos por lucro financeiro?
Enfim, não é mole não. Quando trabalhamos em um banco, em uma empresa que vende produtos pela internet, sabemos quanto custa ficar 1 hora sem sistema. Ai é regra de 3 para calcular ROI, etc, agora quando trabalhamos em empresas publicas, são outros 500. Neste contexto não é facil valorar investimento em TIC.
Excelente, Sandro. Muito bem colocado ! Quando é ganho direto para o negócio, cifrões, é muito mais fácil. No caso de imagem, satisfação do cliente, investimento social, como mensurar esse retorno ?
Sandro, este é o desafio! Construir um modelo para demonstrar o valor da TI com indicadores financeiros não é o mais complicado, só que afasta a TI da estratégia. Uma organização (governo/privadas) vive também da imagem/marca/impressões/sensações dos seus clientes. A TI ainda precisa administrar a imagem junto aos clientes internos. No caso de instituições públicas a imagem da organização é o termômetro de sua atuação junto a sociedade.
Muito além do valor monetário gerado pela implementação de TI nas organizações, está o ganho na otimização de processos e alcance de resultados. A geração de valor em um negócio, com ou sem fins lucrativos, passa pelos benefícios que esse negócio gera para a sociedade. E neste aspecto, TI agrega valor à medida que proporciona melhores práticas, reduzindo o tempo de resposta ao cliente.
A TI vai agregar valor ao negócio de uma organização quando a estratégia de TI e a estratégia de negócio estiverem alinhadas. Há que se ter, nas organizações, visão de processo, produtividade, retorno sobre investimentos e custos. Isso é proporcionado pela governança de TI. Métricas de TI são usadas para medir a eficiência e a eficácia dos processos de TI.
Alexandre Mas ai está o problema. Quanto devemos investir em nossa ti, para garantir por exemplo que a imagem não fique ruim em relação ao cliente. Vamos tomar como foco o investimento em segurança. Considerando que vc é diretor ou presidente de uma empresa publica. Vc vai investir 1 milhão de reais em segurança por ano, 10 milhoes ou 100 milhoes? No fundo tudo é $$$$$$$$. É o que vai garantir a contratação ou concurso publico para melhores profissionais, investimento em processos de cobit (qual nivel?), investimentos em infra-estrutura e segurança, etc. Qual valor considerando que a imagem não pode ficar ruim perante os contribuintes? Como valorar esta imagem? Precisamos dar a resposta. É claro que a imagem é importante, mas quanto vale a imagem, pois precisaremos investir um x valor para manter ou melhorar esta imagem. Eu comeco com 1 real. QUEM DAR MAIS ?
Prezados. Estive lendo que no mundo dos negócios a demanda de mais velocidade esbarra na infra-estrutura existente que não consegue atender à demanda. Por isto, a arquitetura orientada a serviços tende a ganhar espaço. Isto significa que inovar é uma questão de sobrevivência no mercado? As companhias precisam ser flexíveis, menos complexas e usar tecnologias que garantam menor custo de propriedade?
Quando o professor diz “Na literatura, há autores que afirmam que a TI agrega valor ao negócio quando essa agregação gera diferencial competitivo. Vocês concordam com essa visão de valor da TI atrelada ao negócio ?” Devemos pensar também fora da casca, vejam o exemplo da empresa Algar, que buscou na TI uma solução para a diversificação na oferta de negócios, aproveitando o potencial de sua rede de relacionamento. Grupo Algar lança negócio de TI e agrega valor aos clientes O grupo Algar, tradicional fornecedor de serviços de telecomunicações no interior de São Paulo, enxergou oportunidade de, aproveitando sinergias de suas atividades existentes, criar um novo negócio de prestação de serviços de tecnologia da informação, com consultoria e desenvolvimento de soluções.Segundo o presidente da Algar, Luiz Alexandre Garcia, os clientes da área de telecomunicações fixas e celulares, central de atendimento, data center e processos terceirizados(BPO) demandam soluções próprias e o grupo tem tudo para desenvolvê-las, uma vez que presta os demais serviços de conectividade e atendimento.O faturamento do grupo atingiu R$ 2,3 bilhões no ano passado, dos quais 70% oriundos da telefonia e conexões, 10% da central de atendimento e 15% da área de agronegócio, e o restante de serviços de entretenimento, que incluem a Pousada do Rio Quente, mantida em parceria com sócios. Foram investidos no novo negócio R$ 22 milhões ao longo do ano e no último trimestre haverá um desembolso maior que os anteriores, a fim de capacitar a nova unidade. "O call center de Campinas está sendo criado agora e vai contribuir para atingirmos 7 mil funcionários", afirmou o diretor da Algar Tecnologia, como ficou denominada a nova empresa. http://www.gazetamercantil.com.br/GZM_News.aspx?parms=2217624,21,20,3 Abraços.
A TI, na grande maioria das organizações é vista apenas como custo, muitas vezes devido a própria mentalidade de seus gestores que estão preocupados exclusivamente na TI pela TI, nos novos processos (cmmi, rup, xp program, etc) e nas tecnologias.
ResponderExcluirÉ muito complicado para a alta direção, quando os gestores da TI e seus colaboradores vendem apenas os processos e tecnologias, pois estes diretores em primeiro lugar estão preocupados, de forma correta, com os resultados da organização.
Cabe aos gestores de ti entenderem, de uma vez por todas, este novo paradigma e desta forma vislumbrar e vender os resultados que a TI pode gerar para o negócio e não seus ativos e jargões.
Podemos dizer que efetivamente a TI agrega valor ao negócio, quando a organização se torna melhor, ou seja, mais dinâmica, com custos menores, com uma maior rentabilidade, com maior compartilhamento de informações, e porque não, com uma melhor qualidade de vida para os colaboradores.
Acho que não necessariamente precisamos ter todos estes fatores, mas se a TI ajudou em um x% em um deles, já podemos considerar que a TI agregou valor ao negócio. Temos muitos exemplos, onde a TI agregou de forma consistente valor ao negócio (bancos, aeroportos, saúde, entretenimento, ensino a distancia, entre outros).
abraço
sandro servino
Acredito que a fora mais simples de verificar se a TI agregou valor ao negócio é tentar separar-lhes.
ResponderExcluirComo o ponto levantado refere-se à efetividade, ou seja, produzir de forma verdadeira e incontestável e não se coloca em questão a eficiência da TI, a efetividade pode ser atestada/verificada com a simples pergunta reversa: Este negócio poderia estar onde está ou ter este nível de serviço (qualidade) sem ter o apoio da TI?
Ou até uma pergunta mais simples: Posso hoje, sem o auxílio de TI, prestar o meu serviço da mesma forma?
Assim, não há uma maneira de “garantir” que o investimento em TI possa sempre retornar benefícios devido à especificidade de cada empresa, mas alguns pontos devem ser analisados nessa situação, como: utilização de processos de negócios adequados; análise da intensidade de informação e inovação tecnológica da empresa; erros de medição (uso de indicadores inadequados); especificidades de áreas dentro das empresas e algumas características das próprias empresas.
ResponderExcluirÉ sabido que a TI na maioria das vezes é a solução de todos os problemas de uma Organização, mais devemos ficar atentos para algumas situações, onde o bom planejamento, a escolha dos profissionais capacitados e equipamentos adequados para a necessidade atual da empresa. Para que os resultados no investimento em TI sejam colhidos em longo prazo.
Como já dizia Albert Einstein:
ResponderExcluir“Os computadores são incrivelmente rápidos, precisos e burros;
Os homens são incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes;
Juntos seu poder ultrapassa os limites da imaginação.”
A Tecnologia da Informação longe de ser uma ciência exata, o processo de tomada de decisões é uma alquimia de bom senso, análise criteriosa, visão e intuição.
Importante, diretamente ligadas à análise de investimentos estratégicos em TI, como custo da oportunidade, produtividade, alinhamento da tecnologia com o negócio, o compromisso da alta administração e a resistência à mudança.
Na minha percepção, posso afirmar que TI agregou valor ao negócio quando após a sua aplicação obtenho o resultado desejado de forma mais efetiva (seja obtendo ganho no custo, no tempo, outros). Não basta aplicar TI por aplicar, é preciso avaliar exatamente qual é o investimento necessário (a fim de evitar excessos) para se obter o valor almejado. O artigo 'IT Infrastructure for Strategic Agility' deixa isso bem claro.
ResponderExcluirConcordo, em especial, com o que foi postado pelo João, para saber qual o valor a TI está agregando ao negócio, basta fazermos a pergunta de forma inversa: sem TI o que eu estaria deixando de agregar ao meu negócio? Se a resposta for algo em torno de 'muita coisa', então a TI mostra-se essencial a esse negócio.
Pollyana
Prezados Colegas. Acredito que as evoluções tecnológicas vividas por nossa sociedade têm proporcionado uma melhoria na performance das organizações. O artigo "IT Insfrastructure for Strategic Agility" me possibilitou a entender como os resultados são obtidos através de investimentos em TI.
ResponderExcluirUm abraço a todos.
Adelino Paulo Porto
Acho que o Sandro abordou bem a questão ao listar os diversos benefícios que a TI pode trazer ao negócio.
ResponderExcluirEntretanto, gostei muito da objetividade do João Paulo ao definir a pergunta: "Posso hoje, sem o auxílio de TI, prestar o meu serviço da mesma forma?".
Aproveitando o gancho, gostaria de saber de vocês o que é valor nesse contexto.
Tudo funcionava antes sem a TI, mais com advento competitividade, aumento da produtividade e qualidade do serviço prestado, a TI teve que assumir o seu lugar, desta forma sem ela teríamos que voltar a produção meramente de consumo. Onde o valor do ativo humano não deixa de ser valorizado.
ResponderExcluirReginaldo Filho
Com certeza o ser humano está em primeiro lugar, mas cada vez mais o ser humano está mais dependente da T.I. e julgo que hoje, sem o auxilio de T.I., seria dificil prestar o mesmo serviço.
ResponderExcluirExemplo: automação bancaria, sistema eleição, sistema de Imposto de renda e outros.
O que buscamos como compramos um bem? No meu ponto de vista, o valor que aquele bem nos traz. Este valor pode ser um prazer, um ganho financeiro futuro, uma redução de algum custo, enfim. Quanto mais caro pagamos neste bem, mais valor acreditamos que o mesmo possui. Certamente pesamos o custo do mesmo frente ao que o mesmo irá nos proporcionar. Ai está o valor deste bem. Quando um executivo adquiri ativos de TI ele pondera o custo deste ativo frente ao que o mesmo irá trazer para a instituição. O que nós, profissionais de TI precisamos fazer é tentar demonstrar de forma profissional, através de métricas claras, o valor que a TI traz para o negócio. Apesar de toda dificuldade de justificar, o que pode parecer intangível, dentro da TI, existem ferramentas/processos poderosas como, por exemplo, BSC, o ROI (Return On Investment - Retorno sobre o investimento) e o TCO (Total Cost of Ownership - Custo total de propriedade), que podem jogar luz a importância da TI dentro de uma organização. O ROI principalmente, por estar focada na medição de valores baseada no impacto no negócio, deveria estar no sangue de todos os gestores de TI.
ResponderExcluirabraco
sandro servino
Quando o assunto e valor no contexto da TI, a palavra chave é integração. Todas as atividades mencionadas nos modelos de cadeia de valor de Michael Porter, só obterão o resultado desejado com a existência de uma sinergia entre a missão da organização, e o entendimento organizacional da necessidade dos procedimentos, para a geração de valor. Estes valores podem ser percebidos por meio da adição de valor aos serviços, produtos e a imagem do negócio que esta sendo realizado. As vantagens competitivas em negócios são obtidas por meio de diferenciação, em sua maioria, por aplicações corretas de planejamento, infra estrutura e modelos comerciais adequados as exigências do mercado, sem comprometer os investimentos voltados à manutenção e ao crescimento das operações focadas nas demandas que geram lucratividade.
ResponderExcluirSaudações,
Osvaldo Spíndola
A utilização da TI nas aplicações de negócio é efetiva quando as soluções
ResponderExcluirconstruídas proporcionam: melhores resultados financeiros; aumento da
satisfação e fidelização dos clientes; mais agilidade na realização dos
negócios; e, melhores condições de concorrência no futuro.
Os investimentos em TI geram valor quando o retorno obtido é superior ao investido, que pode ocorrer por exemplo com a redução de despesas em decorrência de automação de processos, pelo aumento de vendas, pela redução de custos, pelo aumento da capacidade da organização em inovar.
Valor no sentido de custo x benefício. Se com o uso de TI posso atingir melhores resultados no meu negócio, sem a qual dificilmente conseguiria, tenho aqui ganho de valor (maior eficiência; menor custo; maior agilidade de resposta a um cliente no caso da automação de algum serviço; dentre outros).
ResponderExcluirPrezados
ResponderExcluirComo podemos medir o valor da TI em empresas que não visam lucro, como por exemplo o governo, ongs, etc? Como mensurar o intangível e indicar que a TI está trazendo valor para o negócio. Será que a resposta seria "Conseguimos realizar o mesmo servico sem a TI?". Tenho esta duvida, já que trabalho em uma organização que não visa lucro e muitas vezes é dificil justificar o investimento na TI, pois o lucro é social, a perda é de imagem e não financeiro, não temos o valor dss informações armazenadas.
Grato
sandro
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVou dar o exemplo da SUN:
ResponderExcluirA partir de 1987, a SUN Microsystems efetuou grandes investimentos na construção de uma rede de informações que proporcionou aos gerentes dados mais exatos sobre o estoque, capacitando-os para melhores decisões sobre logística e compras. Durante um periodo de seis anos, o giro anual dos estoques da SUN aumentou de quatro para cerca de onze vezes. Durante o mesmo periodo, o prazo decorrido entre a entrada dos pedidos e o recebimento da receita de vendas se reduziu de 275 para 135 dias.
Valor da TI está muito bem representado pelo exemplo acima, onde os investimentos em TI convertem-se em agilidade e lucros, justificando-se investimentos vultuosos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO modelo clássico prevê o negócio como orientador das estratégias e a TI como apenas suporte para isso. Em modelos mais avançados, o negócio continua a definir suas estratégias, a TI continua como viabilizado, mas essa dinâmica ocorre de maneira mais integrada. Nesse patamar, a TI não se limita ás ambições do negócio; mas, busca posição de liderança tecnológica para alcançar posição competitiva no mercado e chega a desenvolver e disponibilizar soluções que o negócio ainda não pensou. Esse movimento gera inovação, lucro, satisfação de cliente, enfim, valor...
ResponderExcluirNa literatura, há autores que afirmam que a TI agrega valor ao negócio quando essa agregação gera diferencial competitivo.
ResponderExcluirVocês concordam com essa visão de valor da TI atrelada ao negócio ?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma organização só consegue mensurar o verdadeiro valor da TI, quando negócio X TI estão conectados na estratégia. O bom gerenciamento das áreas de TI, com seu pessoal capacitado para alinhar a TI à estratégia de negócio, além de total domínio sobre seus processos operacionais e do seu sistema gerencial, é requisito fundamental para alavancar a entrega de valor por parte das áreas de TI ao negócio, sejam estas internas, ou organizações prestadoras de serviço externas.
ResponderExcluirA pergunta que faço é: será que o valor da TI pode ser medido só por quantitativos e financeiro? Não existe um valor intangível para organização que nunca é levado em consideração pelos executivos? ROI é o único conceito para mensurar o valor da TI? A satisfação do usuário final, a melhoria do trabalho em equipe e da reputação e imagem não devem entrar no modelo escolhido para demonstrar o valor da TI?
ResponderExcluirCaro Alexandre,
ResponderExcluirMuito bom seu comentário. A TI traz ganhos para a corporação que não se limitam às vantagens competitivas de mercado para os seus produtos e serviços.
Concordo com esses autores que o principal benefício seria a vantagem competitiva no mercado, contudo, não devem ser descartados os benefícios em outros domínios.
Souza, até porque, vantagem competitiva, só existe até que o seu concorrente adquira meios de fazer igual ou melhor ao que você fazia. Depois disso, não há mais vantagem...
ResponderExcluirSandro, enxergo as coisas bem como você as vê. Porém, do "outro lado do balcão". Sempre sou questionado em como justificar investimentos em tecnologia. Na maioria das vezes, caímos no campo dos intangíveis e não há como mensurar isso e - principalmente para o Governo - nem falar em lucro.
Exatamente. Sofro isto em cada projeto, pois o nosso lucro é social, nossa perda é de imagem, de um mal atendimento para nossos clientes. Não temos concorrencia direta e acredito que isto acontece com muitos servicos publicos então fica complicado indicar vantagem competitiva. O problema é como mensurar os outros dominios e neste caso investir 100k ou 1 milhão em segurança, por exemplo. Tem tiver esta reposta me envie :-)
ResponderExcluirEu concordo com o alexandre, mas olha que complicado, se levarmos em consideração a vista de quem paga a conta:
ResponderExcluirIsto tudo está certo, mas no final, o que o executivo quer saber é quanto vai custar esta bricandeira para termos o intangivel:
"A satisfação do usuário final"
Quanto o executivo terá que investir para o usuario final ficar satisfeito e o que é satisfação?
"A melhoria do trabalho em equipe"
Melhoria também é dificil de medir e quanto terá que investir e em que, dentro da TI?
"Reputação e imagem não devem entrar no modelo escolhido para demonstrar o valor da TI?"
Aqui é o pior dos mundos. Quanto vale uma imagem? Quanto devemos investir em segurança, qunado não sabemos o valor de nossas informações, quando não trabalhamos por lucro financeiro?
Enfim, não é mole não. Quando trabalhamos em um banco, em uma empresa que vende produtos pela internet, sabemos quanto custa ficar 1 hora sem sistema. Ai é regra de 3 para calcular ROI, etc, agora quando trabalhamos em empresas publicas, são outros 500. Neste contexto não é facil valorar investimento em TIC.
abraco e boa noite
Excelente, Sandro. Muito bem colocado !
ResponderExcluirQuando é ganho direto para o negócio, cifrões, é muito mais fácil.
No caso de imagem, satisfação do cliente, investimento social, como mensurar esse retorno ?
Sandro, este é o desafio! Construir um modelo para demonstrar o valor da TI com indicadores financeiros não é o mais complicado, só que afasta a TI da estratégia. Uma organização (governo/privadas) vive também da imagem/marca/impressões/sensações dos seus clientes. A TI ainda precisa administrar a imagem junto aos clientes internos. No caso de instituições públicas a imagem da organização é o termômetro de sua atuação junto a sociedade.
ResponderExcluirSandro, that´s the "million dollar question" :)
ResponderExcluirMuito além do valor monetário gerado pela implementação de TI nas organizações, está o ganho na otimização de processos e alcance de resultados. A geração de valor em um negócio, com ou sem fins lucrativos, passa pelos benefícios que esse negócio gera para a sociedade. E neste aspecto, TI agrega valor à medida que proporciona melhores práticas, reduzindo o tempo de resposta ao cliente.
ResponderExcluirA TI vai agregar valor ao negócio de uma organização quando a estratégia de TI e a estratégia de negócio estiverem alinhadas.
ResponderExcluirHá que se ter, nas organizações, visão de processo, produtividade, retorno sobre investimentos e custos. Isso é proporcionado pela governança de TI.
Métricas de TI são usadas para medir a eficiência e a eficácia dos processos de TI.
Alexandre
ResponderExcluirMas ai está o problema. Quanto devemos investir em nossa ti, para garantir por exemplo que a imagem não fique ruim em relação ao cliente. Vamos tomar como foco o investimento em segurança. Considerando que vc é diretor ou presidente de uma empresa publica. Vc vai investir 1 milhão de reais em segurança por ano, 10 milhoes ou 100 milhoes? No fundo tudo é $$$$$$$$. É o que vai garantir a contratação ou concurso publico para melhores profissionais, investimento em processos de cobit (qual nivel?), investimentos em infra-estrutura e segurança, etc. Qual valor considerando que a imagem não pode ficar ruim perante os contribuintes? Como valorar esta imagem? Precisamos dar a resposta. É claro que a imagem é importante, mas quanto vale a imagem, pois precisaremos investir um x valor para manter ou melhorar esta imagem. Eu comeco com 1 real. QUEM DAR MAIS ?
Prezados.
ResponderExcluirEstive lendo que no mundo dos negócios a demanda de mais velocidade esbarra na infra-estrutura existente que não consegue atender à demanda. Por isto, a arquitetura orientada a serviços tende a ganhar espaço.
Isto significa que inovar é uma questão de sobrevivência no mercado? As companhias precisam ser flexíveis, menos complexas e usar tecnologias que garantam menor custo de propriedade?
Prezado Souza Neto e colegas,
ResponderExcluirQuando o professor diz “Na literatura, há autores que afirmam que a TI agrega valor ao negócio quando essa agregação gera diferencial competitivo.
Vocês concordam com essa visão de valor da TI atrelada ao negócio ?”
Devemos pensar também fora da casca, vejam o exemplo da empresa Algar, que buscou na TI uma solução para a diversificação na oferta de negócios, aproveitando o potencial de sua rede de relacionamento.
Grupo Algar lança negócio de TI e agrega valor aos clientes
O grupo Algar, tradicional fornecedor de serviços de telecomunicações no interior de São Paulo, enxergou oportunidade de, aproveitando sinergias de suas atividades existentes, criar um novo negócio de prestação de serviços de tecnologia da informação, com consultoria e desenvolvimento de soluções.Segundo o presidente da Algar, Luiz Alexandre Garcia, os clientes da área de telecomunicações fixas e celulares, central de atendimento, data center e processos terceirizados(BPO) demandam soluções próprias e o grupo tem tudo para desenvolvê-las, uma vez que presta os demais serviços de conectividade e atendimento.O faturamento do grupo atingiu R$ 2,3 bilhões no ano passado, dos quais 70% oriundos da telefonia e conexões, 10% da central de atendimento e 15% da área de agronegócio, e o restante de serviços de entretenimento, que incluem a Pousada do Rio Quente, mantida em parceria com sócios. Foram investidos no novo negócio R$ 22 milhões ao longo do ano e no último trimestre haverá um desembolso maior que os anteriores, a fim de capacitar a nova unidade. "O call center de Campinas está sendo criado agora e vai contribuir para atingirmos 7 mil funcionários", afirmou o diretor da Algar Tecnologia, como ficou denominada a nova empresa.
http://www.gazetamercantil.com.br/GZM_News.aspx?parms=2217624,21,20,3
Abraços.