Considero praticamente duas formas de relacionamento entre Governança Corporativa - GC e Governança de TI - GTI, e ambas são complementares, a primeira é pelo modelo ou método ou padrão ou boa pratica escolhido para a governança, por exemplo, o BSC para GC e o CobiT para GTI. A segunda forma, talvez a mais crítica, é a aproximação entre a área de negócio e a área de TI. Esta aproximação pode ser realizada na elaboração do Planejamento Estratégico da empresa e freqüentemente com a realização de fóruns tecnológicos marcados por comitê específico, com a participação de membros de ambas as áreas. Um fato importante que deve ser tratado nesse relacionamento é que a TI pode impactar positivamente, agregando valor ao negócio, ou negativamente, obstruindo (limitando) inovações (melhorias) do negócio. As responsabilidade (papéis) e limitações nesse relacionamento devem ser transparentes e divulgados.
Concordo com o Denys. Todavia acredito que a atividade fim da empresa pode influenciar essa relação entre Governança de TI e Governança Corporativa.
Cada vez fica mais evidente a importância da TI nas organizações e o impacto na rotina da empresa. Na atualidade é muito caro errar, por isso as empresas aproximam cada vez mais as decisões estratégicas (Governança Corporativa) da estrutura utilizada e maior de comunicação (externa e interna) utilizando os recursos da TI (governança de TI).
Como discutido amplamente, os casos de organizações de sucesso são resultado da relação estreita entre a Governança de TI e Governança Corporativa.
A governança de TI depende da governança corporativa para agregar valor ao negócio e o apoio da Presidência/Conselho é fundamental. Um dos fatores cruciais, citados em diversos estudos de GTI, é o Alinhamento Estratégico. Sem um relacionamento harmonioso, não é possível ter alinhamento estratégico TI – negócio. Concordo com o Denys que o BSC é uma ferramenta que pode ajudar o alinhamento do negócio com a TI e com os demais setores de uma organização como RH, Financeiro, etc.
Meus caros, O BSC não é metodologia para Governança Corporativa. Acho que vale a pena dar uma lida no Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, disponível no FTP. Além do mais, a Governança Corporativa não discute a questão da relação TI-Negócio da maneira que vocês estão expondo.
Posso citar alguns aspéctos pesquisados: O relacionamento de Governança Corporativa e governança de TI podem ser obtidos com: - O alcance das metas estratégicas da TI e do Negócio; - Boa comunicação entre a TI e o Negócio; - Metas e visões bem definidas; - Parcerias e alianças; - O planejamento de TI e Negócio são casados; - A TI entende os seus clientes; - Liderança demonstrada pela TI; - Apoio Executivo para a TI (Diretoria, Conselho); - e outros.
Cito também abaixo os principais inibidores desse relacionamento: - Quando a TI não conhece os seus clientes; - Os compromissos acordados com o negócio não são cumpridos pela TI; - Metas estatégicas não são alcançadas pela TI; - A TI não demonstra liderança; - Problemas orçamentários; - Problemas relacionados à Recursos Humanos; - As metas da enpresa e a visão não estão definidas; - Não há comunicação entre TI/Negócio (Isso é essencial); - Resistência ao gerenciamento; - O Planejamento de TI e Negócio são separados, ou seja, cada um planeja como quer, não há o casamento do planejamento dos dois; - A TI não tem apoio executivo (Diretoria, Conselho); - e outros.
Existem mais aspéctos que pesquisados, mas acreditos que estes enunciados acima são os que vejo com maior ênfase.
Uma dica de Pesquisa: dêem uma olhada naquele modelo de Governança Corporativa e de TI do Henderson e Venkatraman, observem alguns artigos que citam esses autores e que falam desse relacionamento.
Senhores, analisando a citação do IT Governance Institute, “Governança de TI é uma parte integral da Governança Corporativa e é formada pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustenta e melhora a estratégia e objetivos da organização”, entendo que a Governança Corporativa refere-se às decisões de nível estratégico que orientam uma firma para o sucesso ou para a falência. Governança de Tecnologia de Informação, por outro lado, refere-se ao processo de tomada de decisão em TI, incluindo decisões de investimento e priorização. Para que haja aderência ao negócio e sua estratégia é necessário que haja controle sobre vários ativos, entre eles os ativos de informação e TI os quais são dados digitalizados, informações e conhecimentos sobre clientes, sistemas de informações, e estes ativos são os que sustentam a empresa aí é que temos a Governança de TI.
Gostei dos aspectos apresentados pelo Jean de como se dá esse relacionamento, incluindo os aspectos inibidores. Tentando complementar a idéia do Nildo, logo acima, acrescento que, uma vez que a Governança Corporativa foi definida pela OCDE como o "conjunto de relações entre a administração de uma empresa, seu conselho administrativo, seus acionistas e outras partes interessadas, proporcionando a estrutura que define os objetivos da empresa, como atingi-los e como fiscalizar o seu desempenho" e considerando que a Governança de TI é exercida dentro da Diretoria de Tecnologia, focando nos objetivos de conduzir os assuntos de TI alinhados e integrados aos objetivos do negócio da empresa, seja ele TI ou não, o relacionamento da Governança de TI dá-se com a Governança Corporativa, sendo a primeira um desdobramento da segunda, onde, a governança exercida na Diretoria de TI tenha sempre como meta agregar valor ao negócio e cuidar para que os riscos de TI não se transformem em riscos ao negócio. Nessa linha, a Governança de TI deve construir seus princípios sobre os pilares da Governança Corporatia da empresa, focando, conforme o IBGC, em aumentar o valor da sociedade da organização, melhorar seu desempennho, facilitar seu acesso ao capital a custos mais baixos e contribuir para sua perenidade agindo com transparência, prestação responsável de contas, equidade e sustentabilidade.
Prof. Souza também concordo que BSC não é uma metodologia, mas não deixa de ser uma boa prática. Havia entendido que relacionamento seria todos os meios que aproximam dois ou mais pontos. Porém, tratando-se somente da questão pragmática do relacionamento entre GC e GTI, em meu entendimento, este se dá por meio do porta-fólio (porta-fólio de negócio e porta-fólio de TI).
A Governança corporativa trata de padrões de desempenho e controle para capital humano, propriedade intelectual, gestão de ativos mobilizados e imobilizados, gestão financeira, gestão do relacionamento e, em especial, a gestão da tecnologia da informação. Considerada como um componente estratégico dentro do planejamento, desenvolvimento e controle do negócio, A TI deve buscar alinhamento aos princípios de governança corporativa estabelecendo mecanismos que possibilitem que os padrões de governança corporativa sejam incorporados pela TI. A governança de TI, além de focalizada e destinadas a controlar e orientar conforme os princípios de governança, busca garantir que a TI construa valor, tanto de TI, quanto para o negócio.
Professor Souza, Aproveitando o assunto do BSC... O BSC é utilizado para o planejamento estratégico, que muitas vezes possui uma diretoria para este fim, como a diretoria de TI. Posso dizer que o Planejamento estratégico também é um desdobramento da Governança Corporativa, assim como a Governança de TI?
Caro Ricardo, Concordo com você quando você diz que o BSC é uma metodologia para Planejamento Estratégico. Entretanto, dizer que o Planejamento Estratégico é um desdobramento da Governança Corporativa não diz muito, já que, regra geral, tudo que se faz na empresa é um desdobramento da Governança Corporativa.
segundo o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, sugerido para leitura, compete ao Conselho de Administração a definição da estratégia, o acompanhamento da gestão e o monitoramento de riscos, entre outros.
A construção do plano estratégico de TI (processo PO1 do CobiT) deve ser pautada no planejamento estratégico corporativo.
O acompanhamento da gestão pode ser feito pelo monitoramento dos KPIs e KGIs, usualmente definidos por meio do BSC corporativo. A governança de TI também determina que devem ser definidos KPIs e KGIs de TI (ME1.2) a serem reportados ao conselho (objetivo de controle ME1.5 e tabela RACI).
A avaliação e gestão de riscos é tratada pela governança de TI no processo PO9 do CobiT.
Enfim, como bem colocado pelos colegas, a governança de TI é um desdobramento da governança corporativa. Contudo, acredito que esses sejam os pontos mais críticos de relacionamento.
A Governança Corporativa é responsável pelas relações entre todas as partes da empresa (acionistas, conselho administrativo e diretorias), ficando a cargo da Diretoria de Tecnologia responsável pela Governança de TI como citado pela Alba.
O Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, também destaca: “Mais do que "a obrigação de informar", a Administração deve cultivar o "desejo de informar", sabendo que da boa comunicação interna e externa, particularmente quando espontânea, franca e rápida, resulta um clima de confiança, tanto internamente, quanto nas relações da empresa com terceiros. A comunicação não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas deve contemplar também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação empresarial e que conduzem à criação de valor.”
Nesse contexto, a governança de TI deve subsidiar da melhor maneira possível esses relacionamentos (criando novos redes de relacionamento) e alinhada ao Governança Corporativa atingir os objetivos da empresa.
Como já foi bem definido anteriormente, a Governança Corporativa, trata de negócio, como a empresa é dirigida e seus objetivos. A Governança de TI é um desdobramento da Corporativa, assim como outras governanças sugeridas pelo WEILL em seu livro, e trata dos assuntos da TI, buscando garantir o alinhamento TI e Negócio.
Souza, na sua apresentação de hoje, o sr comentou que TI tem que ser negócio, como ficaria neste caso a relação entre as governanças? A GTI seria um processo da Governança Corporativa ou não muda muito? Percebi que vários CIOs reclamam da falta de apoio do conselho na implantação da GTI, penso que uma abordagem mais integrada entre as governanças poderia facilitar.
Considero praticamente duas formas de relacionamento entre Governança Corporativa - GC e Governança de TI - GTI, e ambas são complementares, a primeira é pelo modelo ou método ou padrão ou boa pratica escolhido para a governança, por exemplo, o BSC para GC e o CobiT para GTI. A segunda forma, talvez a mais crítica, é a aproximação entre a área de negócio e a área de TI. Esta aproximação pode ser realizada na elaboração do Planejamento Estratégico da empresa e freqüentemente com a realização de fóruns tecnológicos marcados por comitê específico, com a participação de membros de ambas as áreas. Um fato importante que deve ser tratado nesse relacionamento é que a TI pode impactar positivamente, agregando valor ao negócio, ou negativamente, obstruindo (limitando) inovações (melhorias) do negócio. As responsabilidade (papéis) e limitações nesse relacionamento devem ser transparentes e divulgados.
ResponderExcluirConcordo com o Denys. Todavia acredito que a atividade fim da empresa pode influenciar essa relação entre Governança de TI e Governança Corporativa.
ResponderExcluirCada vez fica mais evidente a importância da TI nas organizações e o impacto na rotina da empresa. Na atualidade é muito caro errar, por isso as empresas aproximam cada vez mais as decisões estratégicas (Governança Corporativa) da estrutura utilizada e maior de comunicação (externa e interna) utilizando os recursos da TI (governança de TI).
Como discutido amplamente, os casos de organizações de sucesso são resultado da relação estreita entre a Governança de TI e Governança Corporativa.
A governança de TI depende da governança corporativa para agregar valor ao negócio e o apoio da Presidência/Conselho é fundamental.
ResponderExcluirUm dos fatores cruciais, citados em diversos estudos de GTI, é o Alinhamento Estratégico. Sem um relacionamento harmonioso, não é possível ter alinhamento estratégico TI – negócio.
Concordo com o Denys que o BSC é uma ferramenta que pode ajudar o alinhamento do negócio com a TI e com os demais setores de uma organização como RH, Financeiro, etc.
Meus caros,
ResponderExcluirO BSC não é metodologia para Governança Corporativa. Acho que vale a pena dar uma lida no Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, disponível no FTP.
Além do mais, a Governança Corporativa não discute a questão da relação TI-Negócio da maneira que vocês estão expondo.
Posso citar alguns aspéctos pesquisados:
ResponderExcluirO relacionamento de Governança Corporativa e governança de TI podem ser obtidos com:
- O alcance das metas estratégicas da TI e do Negócio;
- Boa comunicação entre a TI e o Negócio;
- Metas e visões bem definidas;
- Parcerias e alianças;
- O planejamento de TI e Negócio são casados;
- A TI entende os seus clientes;
- Liderança demonstrada pela TI;
- Apoio Executivo para a TI (Diretoria, Conselho);
- e outros.
Cito também abaixo os principais inibidores desse relacionamento:
- Quando a TI não conhece os seus clientes;
- Os compromissos acordados com o negócio não são cumpridos pela TI;
- Metas estatégicas não são alcançadas pela TI;
- A TI não demonstra liderança;
- Problemas orçamentários;
- Problemas relacionados à Recursos Humanos;
- As metas da enpresa e a visão não estão definidas;
- Não há comunicação entre TI/Negócio (Isso é essencial);
- Resistência ao gerenciamento;
- O Planejamento de TI e Negócio são separados, ou seja, cada um planeja como quer, não há o casamento do planejamento dos dois;
- A TI não tem apoio executivo (Diretoria, Conselho);
- e outros.
Existem mais aspéctos que pesquisados, mas acreditos que estes enunciados acima são os que vejo com maior ênfase.
Atenciosamente, Jean Carlos Borges Brito.
Uma dica de Pesquisa: dêem uma olhada naquele modelo de Governança Corporativa e de TI do Henderson e Venkatraman, observem alguns artigos que citam esses autores e que falam desse relacionamento.
ResponderExcluirSenhores, analisando a citação do IT Governance Institute, “Governança de TI é uma parte integral da Governança Corporativa e é formada pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustenta e melhora a estratégia e objetivos da organização”, entendo que a Governança Corporativa refere-se às decisões de nível estratégico que orientam uma firma para o sucesso ou para a falência. Governança de Tecnologia de Informação, por outro lado, refere-se ao processo de tomada de decisão em TI, incluindo decisões de investimento e priorização. Para que haja aderência ao negócio e sua estratégia é necessário que haja controle sobre vários ativos, entre eles os ativos de informação e TI os quais são dados digitalizados, informações e conhecimentos sobre clientes, sistemas de informações, e estes ativos são os que sustentam a empresa aí é que temos a Governança de TI.
ResponderExcluirGostei dos aspectos apresentados pelo Jean de como se dá esse relacionamento, incluindo os aspectos inibidores. Tentando complementar a idéia do Nildo, logo acima, acrescento que, uma vez que a Governança Corporativa foi definida pela OCDE como o "conjunto de relações entre a administração de uma empresa, seu conselho administrativo, seus acionistas e outras partes interessadas, proporcionando a estrutura que define os objetivos da empresa, como atingi-los e como fiscalizar o seu desempenho" e considerando que a Governança de TI é exercida dentro da Diretoria de Tecnologia, focando nos objetivos de conduzir os assuntos de TI alinhados e integrados aos objetivos do negócio da empresa, seja ele TI ou não, o relacionamento da Governança de TI dá-se com a Governança Corporativa, sendo a primeira um desdobramento da segunda, onde, a governança exercida na Diretoria de TI tenha sempre como meta agregar valor ao negócio e cuidar para que os riscos de TI não se transformem em riscos ao negócio. Nessa linha, a Governança de TI deve construir seus princípios sobre os pilares da Governança Corporatia da empresa, focando, conforme o IBGC, em aumentar o valor da sociedade da organização, melhorar seu desempennho, facilitar seu acesso ao capital a custos mais baixos e contribuir para sua perenidade agindo com transparência, prestação responsável de contas, equidade e sustentabilidade.
ResponderExcluirPerfeito Alba !
ResponderExcluirVocê foi a única que respondeu corretamente.
EXCELENTE !
Prof. Souza também concordo que BSC não é uma metodologia, mas não deixa de ser uma boa prática. Havia entendido que relacionamento seria todos os meios que aproximam dois ou mais pontos. Porém, tratando-se somente da questão pragmática do relacionamento entre GC e GTI, em meu entendimento, este se dá por meio do porta-fólio (porta-fólio de negócio e porta-fólio de TI).
ResponderExcluirA Governança corporativa trata de padrões de desempenho e controle para capital humano, propriedade intelectual, gestão de ativos mobilizados e imobilizados, gestão financeira, gestão do relacionamento e, em especial, a gestão da tecnologia da informação. Considerada como um componente estratégico dentro do planejamento, desenvolvimento e controle do negócio, A TI deve buscar alinhamento aos princípios de governança corporativa estabelecendo mecanismos que possibilitem que os padrões de governança corporativa sejam incorporados pela TI. A governança de TI, além de focalizada e destinadas a controlar e orientar conforme os princípios de governança, busca garantir que a TI construa valor, tanto de TI, quanto para o negócio.
ResponderExcluirProfessor Souza,
ResponderExcluirAproveitando o assunto do BSC... O BSC é utilizado para o planejamento estratégico, que muitas vezes possui uma diretoria para este fim, como a diretoria de TI. Posso dizer que o Planejamento estratégico também é um desdobramento da Governança Corporativa, assim como a Governança de TI?
Caro Ricardo,
ResponderExcluirConcordo com você quando você diz que o BSC é uma metodologia para Planejamento Estratégico.
Entretanto, dizer que o Planejamento Estratégico é um desdobramento da Governança Corporativa não diz muito, já que, regra geral, tudo que se faz na empresa é um desdobramento da Governança Corporativa.
Professor Souza,
ResponderExcluirsegundo o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, sugerido para leitura, compete ao Conselho de Administração a definição da estratégia, o acompanhamento da gestão e o monitoramento de riscos, entre outros.
A construção do plano estratégico de TI (processo PO1 do CobiT) deve ser pautada no planejamento estratégico corporativo.
O acompanhamento da gestão pode ser feito pelo monitoramento dos KPIs e KGIs, usualmente definidos por meio do BSC corporativo. A governança de TI também determina que devem ser definidos KPIs e KGIs de TI (ME1.2) a serem reportados ao conselho (objetivo de controle ME1.5 e tabela RACI).
A avaliação e gestão de riscos é tratada pela governança de TI no processo PO9 do CobiT.
Enfim, como bem colocado pelos colegas, a governança de TI é um desdobramento da governança corporativa. Contudo, acredito que esses sejam os pontos mais críticos de relacionamento.
A Governança Corporativa é responsável pelas relações entre todas as partes da empresa (acionistas, conselho administrativo e diretorias), ficando a cargo da Diretoria de Tecnologia responsável pela Governança de TI como citado pela Alba.
ResponderExcluirO Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, também destaca: “Mais do que "a obrigação de informar", a Administração deve cultivar o "desejo de informar", sabendo que da boa comunicação interna e externa, particularmente quando espontânea, franca e rápida, resulta um clima de confiança, tanto internamente, quanto nas relações da empresa com terceiros. A comunicação não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas deve contemplar também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação empresarial e que conduzem à criação de valor.”
Nesse contexto, a governança de TI deve subsidiar da melhor maneira possível esses relacionamentos (criando novos redes de relacionamento) e alinhada ao Governança Corporativa atingir os objetivos da empresa.
Como já foi bem definido anteriormente, a Governança Corporativa, trata de negócio, como a empresa é dirigida e seus objetivos. A Governança de TI é um desdobramento da Corporativa, assim como outras governanças sugeridas pelo WEILL em seu livro, e trata dos assuntos da TI, buscando garantir o alinhamento TI e Negócio.
ResponderExcluirSouza, na sua apresentação de hoje, o sr comentou que TI tem que ser negócio, como ficaria neste caso a relação entre as governanças? A GTI seria um processo da Governança Corporativa ou não muda muito? Percebi que vários CIOs reclamam da falta de apoio do conselho na implantação da GTI, penso que uma abordagem mais integrada entre as governanças poderia facilitar.