Acredito que o framework básico de Governança de TI, baseado nas definições da última aula, poderia ser composto por: Gestão do Alinhamento de TI com Negócios, Agregação de valor aos objetivos de negócios, Monitoramento da Performance, Gestão de Riscos e Gestão de Recursos e serviços de TI.
O modelo de Governança está alicerçado sobre os processos, estruturas e princípios e o escopo da Governança de TI engloba o que foi citado pelo Denys acima. A governança de TI é o centro da interseção entre o alinhamento de TI com o negócio, desenho da arquitetura de TI e a entrega e suporte de soluções de TI. De acordo com o próximo artigo que iremos tratar, é informado que existe atualmente uma grande falta de frameworks que explicitem o entendimento do potencial da TI para a gestão estratégica da empresa. O estudos dos modelos atuais e com a prática que temos em nossas organizações poderão nos auxiliar em contribuir com sugestões de adaptação ou criação de frameworks para a realidade das empresas onde trabalhamos.
Complementando o que o Denys escreveu, acredito que seria importante citar: Estratégia de Serviços, design de Serviços, transição de Serviços, operação de Serviços e melhorias Contínuas de Serviços, possibilitando maior competitividade para a organização.
O Denys citou os elementos do diamante do COBIT. Além destes, acho importante citar as característica do framework: - Foco no negócio - Linguagem Comum - Padrão aceito - Orientado a Processo - Atendimento aos requisitos regulatórios
Prezados, Gostei muito das definiçõe de vocês, mas será que não conseguiríamos uma definição mais compacta ? só com as características realmente essencias ? Se um leigo (um CEO, por exemplo) lhe perguntasse o que é, em poucas palavras, Governança de TI, o que você responderia ?
São processos, estruturas e princípios que garantem que a TI atenda as necessidades do negócio, adicionando valor, balanceando os riscos e grantindo ROI.
É o conjunto de processos, costumes, políticas, estruturas, princípios, leis que regulam a maneira de como a TI é gerenciada dentro da Organização e deve estar integrada ao negócio da empresa.
Senhores, o que vocês colocaram como framework básico de Governança de TI acho muito válido, apenas lembro-vos que não podemos deixar de destacar é a importância do fator “Recursos Humanos” para a obtenção do alinhamento estratégico. Segundo as empresas consultadas, esse fator sozinho seria responsável por quase 50% do sucesso da vinculação entre TI e negócios. A capacitação e a competência nas atividades de planejamento pressupõem o conhecimento dos recursos estratégicos da TI pelos CEOs e do conhecimento do negócio da organização pelos CIOs, reiterando a necessidade de atuação gerencial constante em todos os níveis da organização.
Depois de tantas definições ótimas do tema, fui analisar o que vimos na aula passada e elenco os seguintes elementos básicos de um modelo de Governança de TI: •Planejar a governança de TI com visão corporativa, sem soluções pontuais •Definir um processo de aprendizado organizacional constante com transparência nas atitudes •Envolver os altos executivos •Declarar responsabilidades para a execução das tarefas •Projetar governança em níveis distintos da organização •Comunicar valores, comportamentos desejáveis, políticas, padrões e estratégia •Realizar avaliações independentes e ações de melhoria contínua •Executar o gerenciamento de mudanças em todos os ambientes envolvidos. Aproveito, ainda, para contribuir com mais uma definição de Governança de TI de PETERSON que gostei bastante e diz que a Governança em TI foca (i) na contribuição da TI para as operações e desempenho do negócio no presente, e (ii) na transformação e posicionamento da TI para alcançar os futuros desafios do negócio.
Foram apresentadas definições muito boas no blog. Uma definição que li e usaria para explicar para o CEO seria: “Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios.”
Acredito que o framework básico de Governança de TI, baseado nas definições da última aula, poderia ser composto por: Gestão do Alinhamento de TI com Negócios, Agregação de valor aos objetivos de negócios, Monitoramento da Performance, Gestão de Riscos e Gestão de Recursos e serviços de TI.
ResponderExcluirO modelo de Governança está alicerçado sobre os processos, estruturas e princípios e o escopo da Governança de TI engloba o que foi citado pelo Denys acima. A governança de TI é o centro da interseção entre o alinhamento de TI com o negócio, desenho da arquitetura de TI e a entrega e suporte de soluções de TI. De acordo com o próximo artigo que iremos tratar, é informado que existe atualmente uma grande falta de frameworks que explicitem o entendimento do potencial da TI para a gestão estratégica da empresa. O estudos dos modelos atuais e com a prática que temos em nossas organizações poderão nos auxiliar em contribuir com sugestões de adaptação ou criação de frameworks para a realidade das empresas onde trabalhamos.
ResponderExcluirComplementando o que o Denys escreveu, acredito que seria importante citar: Estratégia de Serviços, design de Serviços, transição de Serviços, operação de Serviços e melhorias Contínuas de Serviços, possibilitando maior competitividade para a organização.
ResponderExcluirO Denys citou os elementos do diamante do COBIT.
ResponderExcluirAlém destes, acho importante citar as característica do framework:
- Foco no negócio
- Linguagem Comum
- Padrão aceito
- Orientado a Processo
- Atendimento aos requisitos regulatórios
Prezados,
ResponderExcluirGostei muito das definiçõe de vocês, mas será que não conseguiríamos uma definição mais compacta ? só com as características realmente essencias ?
Se um leigo (um CEO, por exemplo) lhe perguntasse o que é, em poucas palavras, Governança de TI, o que você responderia ?
São processos, estruturas e princípios que garantem que a TI atenda as necessidades do negócio, adicionando valor, balanceando os riscos e grantindo ROI.
ResponderExcluirÉ o conjunto de processos, costumes, políticas, estruturas, princípios, leis que regulam a maneira de como a TI é gerenciada dentro da Organização e deve estar integrada ao negócio da empresa.
ResponderExcluirQuando têm que ser concisos, vocês se superam.
ResponderExcluirParabéns, Ricardo e Jean !!!
Senhores, o que vocês colocaram como framework básico de Governança de TI acho muito válido, apenas lembro-vos que não podemos deixar de destacar é a importância do fator “Recursos Humanos” para a obtenção do alinhamento estratégico. Segundo as empresas consultadas, esse fator sozinho seria responsável por quase 50% do sucesso da vinculação entre TI e negócios. A capacitação e a competência nas atividades de planejamento pressupõem o conhecimento dos recursos estratégicos da TI pelos CEOs e do conhecimento do negócio da organização pelos CIOs, reiterando a necessidade de atuação gerencial constante em todos os níveis da organização.
ResponderExcluirDepois de tantas definições ótimas do tema, fui analisar o que vimos na aula passada e elenco os seguintes elementos básicos de um modelo de Governança de TI:
ResponderExcluir•Planejar a governança de TI com visão corporativa, sem soluções pontuais
•Definir um processo de aprendizado organizacional constante com transparência nas atitudes
•Envolver os altos executivos
•Declarar responsabilidades para a execução das tarefas
•Projetar governança em níveis distintos da organização
•Comunicar valores, comportamentos desejáveis, políticas, padrões e estratégia
•Realizar avaliações independentes e ações de melhoria contínua
•Executar o gerenciamento de mudanças em todos os ambientes envolvidos.
Aproveito, ainda, para contribuir com mais uma definição de Governança de TI de PETERSON que gostei bastante e diz que a Governança em TI foca (i) na contribuição da TI para as operações e desempenho do negócio no presente, e (ii) na transformação e posicionamento da TI para alcançar os futuros desafios do negócio.
Foram apresentadas definições muito boas no blog.
ResponderExcluirUma definição que li e usaria para explicar para o CEO seria: “Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios.”