sábado, 9 de maio de 2009

Modelos de Governança de TI

De posse das definições que vimos na aula passada, podemos definir quais seriam os elementos básicos de um modelo de Governança de TI ?

11 comentários:

  1. Acredito que o framework básico de Governança de TI, baseado nas definições da última aula, poderia ser composto por: Gestão do Alinhamento de TI com Negócios, Agregação de valor aos objetivos de negócios, Monitoramento da Performance, Gestão de Riscos e Gestão de Recursos e serviços de TI.

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  2. O modelo de Governança está alicerçado sobre os processos, estruturas e princípios e o escopo da Governança de TI engloba o que foi citado pelo Denys acima. A governança de TI é o centro da interseção entre o alinhamento de TI com o negócio, desenho da arquitetura de TI e a entrega e suporte de soluções de TI. De acordo com o próximo artigo que iremos tratar, é informado que existe atualmente uma grande falta de frameworks que explicitem o entendimento do potencial da TI para a gestão estratégica da empresa. O estudos dos modelos atuais e com a prática que temos em nossas organizações poderão nos auxiliar em contribuir com sugestões de adaptação ou criação de frameworks para a realidade das empresas onde trabalhamos.

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  3. Complementando o que o Denys escreveu, acredito que seria importante citar: Estratégia de Serviços, design de Serviços, transição de Serviços, operação de Serviços e melhorias Contínuas de Serviços, possibilitando maior competitividade para a organização.

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  4. O Denys citou os elementos do diamante do COBIT.
    Além destes, acho importante citar as característica do framework:
    - Foco no negócio
    - Linguagem Comum
    - Padrão aceito
    - Orientado a Processo
    - Atendimento aos requisitos regulatórios

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  5. Prezados,
    Gostei muito das definiçõe de vocês, mas será que não conseguiríamos uma definição mais compacta ? só com as características realmente essencias ?
    Se um leigo (um CEO, por exemplo) lhe perguntasse o que é, em poucas palavras, Governança de TI, o que você responderia ?

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  6. São processos, estruturas e princípios que garantem que a TI atenda as necessidades do negócio, adicionando valor, balanceando os riscos e grantindo ROI.

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  7. É o conjunto de processos, costumes, políticas, estruturas, princípios, leis que regulam a maneira de como a TI é gerenciada dentro da Organização e deve estar integrada ao negócio da empresa.

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  8. Quando têm que ser concisos, vocês se superam.
    Parabéns, Ricardo e Jean !!!

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  9. Senhores, o que vocês colocaram como framework básico de Governança de TI acho muito válido, apenas lembro-vos que não podemos deixar de destacar é a importância do fator “Recursos Humanos” para a obtenção do alinhamento estratégico. Segundo as empresas consultadas, esse fator sozinho seria responsável por quase 50% do sucesso da vinculação entre TI e negócios. A capacitação e a competência nas atividades de planejamento pressupõem o conhecimento dos recursos estratégicos da TI pelos CEOs e do conhecimento do negócio da organização pelos CIOs, reiterando a necessidade de atuação gerencial constante em todos os níveis da organização.

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  10. Depois de tantas definições ótimas do tema, fui analisar o que vimos na aula passada e elenco os seguintes elementos básicos de um modelo de Governança de TI:
    •Planejar a governança de TI com visão corporativa, sem soluções pontuais
    •Definir um processo de aprendizado organizacional constante com transparência nas atitudes
    •Envolver os altos executivos
    •Declarar responsabilidades para a execução das tarefas
    •Projetar governança em níveis distintos da organização
    •Comunicar valores, comportamentos desejáveis, políticas, padrões e estratégia
    •Realizar avaliações independentes e ações de melhoria contínua
    •Executar o gerenciamento de mudanças em todos os ambientes envolvidos.
    Aproveito, ainda, para contribuir com mais uma definição de Governança de TI de PETERSON que gostei bastante e diz que a Governança em TI foca (i) na contribuição da TI para as operações e desempenho do negócio no presente, e (ii) na transformação e posicionamento da TI para alcançar os futuros desafios do negócio.

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  11. Foram apresentadas definições muito boas no blog.
    Uma definição que li e usaria para explicar para o CEO seria: “Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios.”

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