O PETI e planejamento das atividades, levantamento dos documentos existentes nas áreas, mapeamento do inventário dos ativos de tecnologia e definição dos objetivos estratégicos da área de TI. Ja no PDTI e o plano “mestre” das atividades e prioridades de TI para o período considerado. O PDTI é o principal artifício para que as áreas façam o seu alinhamento de iniciativas com o PETI. A ideia que tenho do PDTI é que ele é um plano para atingir os objetivos estratégicos definidos no PETI e no Plano Estratégico da organização.
O planejamento de tecnologia da informação (PETI) é um processo de alto nível que tem o objetivo de apresentar estratégias relacionadas à TI. O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) visa tornar real o que o PETI propôs, através do plano tático e operacional.
Acredito que o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) demonstra, tática e operacionalmente, como uma empresa pode realizar a transição de uma situação atual para uma situação futura, a partir de ações estabelecidas. Já o PETI (Plano Estratégico de Tecnologia da Informação) é o documento estratégico que norteará essas ações e que, como bem colocado pela Dani, fará a ligação das ações de TI com a estratégia corporativa.
O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) foca principalmente os aspectos técnicos, fornece uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação. Com o acréscimo dos sistemas de conhecimento, surge o Planejamento Estratégico de TI (PETI), determina estratégias e objetivos para as diversas funções organizacionais. Um guia dinâmico para o planejamento estratégico, tático e operacional das informações e conhecimentos organizacionais, da TI e de seus recursos. Tem como objetivo estruturar as informações e conhecimentos necessários para o funcionamento harmônico da organização.
PETI é um plano do nível estratégico da área de TI. Para sua elaboração, leva em conta a contexto da TI, ou seja, os ambientes interno e externo a organização. Sua preocupação é alinhar o uso e a gestão dos recursos de TI aos objetivos estratégicos.
Por sua vez, o PDTI se insere no nível tático. Tem como finalidade estar alinhado ao PETI, definindo ações e projetos para atingir os objetivos e metas definidos neste. Para a sua elaboração, leva em conta os elementos da cadeia de valor da TI, ou seja, infraestrutura, pessoas, sistemas, segurança de TI, etc.
De uma maneira simplificada, o PETI diz o "que precisa se feito" e o PDTI, "como fazer.
Não vejo uma relação hierárquica, nem tão pouco um como pré-requisito do outro. Tanto faz quem vem primeiro, mas seria interessante ter o plano estratégico definindo "o que" fazer para alcançar o perfeito alinhamento ao negócio.
Sem forte embasamento científico, apenas minha opinião, PETI seria mais abrangente, com a entrega de alguns artefatos, tais como: O próprio plano estratégico, o scorecard + mapa estratégico + plano ação + PDTI, entre outros.
Tipicamente, as organizações de TI tem desenvolvido primeiro o PDTI, uma vez que ele é mais tangível, mais comum e mais técnico.
Na minha opinião, o PDTI deveria ser composto de um arcabouço de diretrizes dizendo "como" as iniciatias do plano de ação deverão ser desenhadas para que se "encaixem" na infra, arquitetura, rede, gestão, processos e etc, disponíveis na organização.
Professor, acredito que o PDTI e o PETI podem ser fundidos em apenas um documento, pois se analisarmos o que encontramos na empresa, podemos cruzar os dois documento em apenas um só. Abs Eduardo Salinas
Pelo pouco que pesquisei, percebi que algumas empresas ou utilizam o PDTI, ou utilizam o PETI. Entretanto, em relação ao PDTI da Embrapa 2010/2011, houve a utilização tanto do PDTI quanto do PETI. O documento detalha que para o alcance das diretrizes definidas no PDTI, faz-se necessário atender as "estratégias associadas" à diretriz de TI. De qualquer forma, creio que possa ser utilizado apenas o PDTI, ou o PETI ou ambos, porém desde que os referidos documentos de TI estejam muito bem alinhados com os documentos definidos pelo Conselho Diretor da Empresa/Organização.
Eu vejo como complementares, apesar de muitas das coisas que vi deixam o PDTI como uma coisa antiga e o PETI sendo sua inovação, a prática que substituiu o PDTI.
Eu acredito que não deve haver uma unificação do PETI com o PDTI, tendo em vista, além do caráter de complementariedade já comentado, o fato dos dois planos trazerem escopos distintos, o que faz com que, em determinado momento, comitês organizacionais e a alta administração dêem foco e analisem o PETI e a aderência das estratégias de TI à estratégia corporativa; enquanto, em outro momento, comitês possam dar foco e analisar as ações previstas no PDTI, com uma partipação mais efetiva dos responsáveis pela implementação e gerenciamento do planejamento tático e operacional de TI.
A junção fica a critério da empresa. Mas concordo com o que o Marcelo colocou na mensagem anterior, cada planejamento (PETI e PDTI) tem seu papel, o primeiro envolve a alta direção, já o segundo a equipe operacional tática.
O PDTI deve se alinhar ao planejado no PETI. Isso é essencial. Não deve faltar.
Quanto a unificação dos dois documentos, acredito que é possível. Eu creio que não há receita pronta e tudo depende da ocasião e da conveniência de se ter um documento só. O importante é que os elementos estratégicos e táticos sejam considerados. Em organizações de menor porte, talvez seja melhor que os documentos estejam juntos, facilitando o processo de elaboração. Para os organizações de médio e grande porte, é mais conveniente elaborar os documentos em separado.
Concordo com o Marcelo que esse é o mundo ideal, mas acredito que com a escassez de recursos, muitos profissionais qualificados designados para o PETI possam ser utilizados para o PDTI, sendo que, na minha opinião, seria mais fácil convencer o patrocinador da junção dos dois em uma equipe do que a segregação dos mesmos. Mas concordo que o mundo ideal é separado mesmo.
Concordo com fgomesbarros,é mais conveniente elaborar os documentos em separado até porque o PETI é estratégico e a longo prazo e o PDTI é médio prazo e atua no tático
O PETI e planejamento das atividades, levantamento dos documentos existentes nas áreas, mapeamento do inventário dos ativos de tecnologia e definição dos objetivos estratégicos da área de TI. Ja no PDTI e o plano “mestre” das atividades e prioridades de TI para o período considerado. O PDTI é o principal artifício para que as áreas façam o seu alinhamento de iniciativas com o PETI. A ideia que tenho do PDTI é que ele é um plano para atingir os objetivos estratégicos definidos no PETI e no Plano Estratégico da organização.
ResponderExcluirO planejamento de tecnologia da informação (PETI) é um processo de alto nível que tem o objetivo de apresentar estratégias relacionadas à TI. O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) visa tornar real o que o PETI propôs, através do plano tático e operacional.
ResponderExcluirDaniela dos Reis
Acredito que o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) demonstra, tática e operacionalmente, como uma empresa pode realizar a transição de uma situação atual para uma situação futura, a partir de ações estabelecidas. Já o PETI (Plano Estratégico de Tecnologia da Informação) é o documento estratégico que norteará essas ações e que, como bem colocado pela Dani, fará a ligação das ações de TI com a estratégia corporativa.
ResponderExcluirO PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) foca principalmente os aspectos técnicos, fornece uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação. Com o acréscimo dos sistemas de conhecimento, surge o Planejamento Estratégico de TI (PETI), determina estratégias e objetivos para as diversas funções organizacionais. Um guia dinâmico para o planejamento estratégico, tático e operacional das informações e conhecimentos organizacionais, da TI e de seus recursos. Tem como objetivo estruturar as informações e conhecimentos necessários para o funcionamento harmônico da organização.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPETI é um plano do nível estratégico da área de TI. Para sua elaboração, leva em conta a contexto da TI, ou seja, os ambientes interno e externo a organização. Sua preocupação é alinhar o uso e a gestão dos recursos de TI aos objetivos estratégicos.
ResponderExcluirPor sua vez, o PDTI se insere no nível tático. Tem como finalidade estar alinhado ao PETI, definindo ações e projetos para atingir os objetivos e metas definidos neste. Para a sua elaboração, leva em conta os elementos da cadeia de valor da TI, ou seja, infraestrutura, pessoas, sistemas, segurança de TI, etc.
De uma maneira simplificada, o PETI diz o "que precisa se feito" e o PDTI, "como fazer.
A propósito, há relação hierárquica entre PDTI e PETI ?
ResponderExcluirNão vejo uma relação hierárquica, nem tão pouco um como pré-requisito do outro. Tanto faz quem vem primeiro, mas seria interessante ter o plano estratégico definindo "o que" fazer para alcançar o perfeito alinhamento ao negócio.
ResponderExcluirSem forte embasamento científico, apenas minha opinião, PETI seria mais abrangente, com a entrega de alguns artefatos, tais como: O próprio plano estratégico, o scorecard + mapa estratégico + plano ação + PDTI, entre outros.
Tipicamente, as organizações de TI tem desenvolvido primeiro o PDTI, uma vez que ele é mais tangível, mais comum e mais técnico.
Na minha opinião, o PDTI deveria ser composto de um arcabouço de diretrizes dizendo "como" as iniciatias do plano de ação deverão ser desenhadas para que se "encaixem" na infra, arquitetura, rede, gestão, processos e etc, disponíveis na organização.
Professor, acredito que o PDTI e o PETI podem ser fundidos em apenas um documento, pois se analisarmos o que encontramos na empresa, podemos cruzar os dois documento em apenas um só. Abs Eduardo Salinas
ResponderExcluirVocês concordam com a idéia do Eduardo de juntar os 2 num só ?
ResponderExcluirPelo pouco que pesquisei, percebi que algumas empresas ou utilizam o PDTI, ou utilizam o PETI. Entretanto, em relação ao PDTI da Embrapa 2010/2011, houve a utilização tanto do PDTI quanto do PETI. O documento detalha que para o alcance das diretrizes definidas no PDTI, faz-se necessário atender as "estratégias associadas" à diretriz de TI.
ResponderExcluirDe qualquer forma, creio que possa ser utilizado apenas o PDTI, ou o PETI ou ambos, porém desde que os referidos documentos de TI estejam muito bem alinhados com os documentos definidos pelo Conselho Diretor da Empresa/Organização.
No meu ver eu acredito muito que o PDTI poderia assumir a função dos dois!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu vejo como complementares, apesar de muitas das coisas que vi deixam o PDTI como uma coisa antiga e o PETI sendo sua inovação, a prática que substituiu o PDTI.
ResponderExcluirEu acredito que não deve haver uma unificação do PETI com o PDTI, tendo em vista, além do caráter de complementariedade já comentado, o fato dos dois planos trazerem escopos distintos, o que faz com que, em determinado momento, comitês organizacionais e a alta administração dêem foco e analisem o PETI e a aderência das estratégias de TI à estratégia corporativa; enquanto, em outro momento, comitês possam dar foco e analisar as ações previstas no PDTI, com uma partipação mais efetiva dos responsáveis pela implementação e gerenciamento do planejamento tático e operacional de TI.
ResponderExcluirGostei Marcelo ! E aí Eduardo, dá pra rebater ?
ResponderExcluirA junção fica a critério da empresa. Mas concordo com o que o Marcelo colocou na mensagem anterior, cada planejamento (PETI e PDTI) tem seu papel, o primeiro envolve a alta direção, já o segundo a equipe operacional tática.
ResponderExcluirO PDTI deve se alinhar ao planejado no PETI. Isso é essencial. Não deve faltar.
ResponderExcluirQuanto a unificação dos dois documentos, acredito que é possível. Eu creio que não há receita pronta e tudo depende da ocasião e da conveniência de se ter um documento só. O importante é que os elementos estratégicos e táticos sejam considerados. Em organizações de menor porte, talvez seja melhor que os documentos estejam juntos, facilitando o processo de elaboração. Para os organizações de médio e grande porte, é mais conveniente elaborar os documentos em separado.
Concordo com o Marcelo que esse é o mundo ideal, mas acredito que com a escassez de recursos, muitos profissionais qualificados designados para o PETI possam ser utilizados para o PDTI, sendo que, na minha opinião, seria mais fácil convencer o patrocinador da junção dos dois em uma equipe do que a segregação dos mesmos. Mas concordo que o mundo ideal é separado mesmo.
ResponderExcluirConcordo com fgomesbarros,é mais conveniente elaborar os documentos em separado até porque o PETI é estratégico e a longo prazo e o PDTI é médio prazo e atua no tático
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